quinta-feira, 8 de julho de 2010

GOTRAN COMPLETA SEIS MESES DE CRIAÇÃO


Criado em 07 de janeiro de 2010 o GOTRAN (Grupo de Operações de Trânsito) completa seis meses. Criado com o fim de realizar a fiscalização de trânsito de modo a evitar acidentes, especialmente os que causam vítimas. O GOTRAN, além do atendimento de acidentes e a prestação de serviços administrativos na sede do 19º BPM, conta com um grupo de motociclistas para realização de bloqueios de fiscalização de trânsito que constatou quase 4mil infrações sendo cometidas por motoristas em Toledo, mais de mil veículos apreendidos devido a irregularidades, 251 pessoas flagradas conduzindo sem serem sequer habilitadas e, ainda, 25 pessoas conduzindo embriagadas.
O grupo tem atuado também no policiamento em vários eventos como shows, feiras e jogos de futebol na cidade, porém sua atuação não se restringe a Toledo, mas engloba os demais municípios integrantes do 19º BPM, como é o caso do policiamento realizado nas praias artificiais da costa oeste do Paraná.
A fiscalização mais intensa tem demonstrado resultados positivos especialmente no que diz respeito a diminuição dos acidentes com vítimas, bem como na quantidade de vítimas de acidentes. Para se ter uma noção apenas no mês de junho o número de acidentes com vítimas caiu 47% em relação ao mesmo mês no ano anterior.
Nos seis meses de atuação do GOTRAN, em apenas um a quantidade de acidentes superou o mesmo período de 2009, foi no mês de maio, mesmo mês que teve 04 das 08 pessoas que perderam suas vidas no trânsito de Toledo faleceram, sendo este um mês completamente atípico ao restante do ano.
De 08 pessoas que perderam suas vidas no trânsito de Toledo, 04 foram em maio. Embora constantemente sejam retiradas de circulação veículos sem condições de transitar na cidade, bem como, pessoas não habilitadas, ainda é complicado combater a imprudência e a falta de atenção que originam a maior parte dos acidentes.
Não obstante tenha sido criado voltado para o trânsito o GOTRAN gerou, pela intensificação das abordagens, resultados positivos na área criminal, como a diminuição de roubos, especialmente os praticados por motociclistas, tendo participado de ocorrências de destaque como: as prisões de traficantes de drogas, de assaltantes que mantinham uma família refém na cidade, da recuperação de objetos furtados com a prisão do autor, entre outras.
Ao todo foram 06 armas tiradas de circulação, 22,690 kg de maconha, 50 pedras de crack e 58 gramas de cocaína apreendidos nas diversas prisões e apreensões que o grupo efetuou.O Gotran chega aos seis meses de existência com quase 7 mil veículos abordados, algo em torno de 17 mil pessoas abordadas, culminando na apreensão de 28 adolescentes e prisão de 26 pessoas, números que certamente tem ajudado a tornar o trânsito e a cidade de Toledo mais segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário